Uma nova tempestade com nuvem de poeira aconteceu no interior do estado de São Paulo na tarde desta terça-feira (1). Até às 14h35 esse fenômeno climático foi identificado nas cidades de Andradina, Penápolis e Presidente Prudente. A primeira registrou a presença de ventos fortes, a segunda que partes da cidade está sem energia elétrica e a terceira pediu para que pessoas evitem áreas de risco.
A prefeitura municipal de Presidente Prudente informou que as equipes públicas estão a postos para atender as ocorrências da cidade, e que no momento os que eles priorizam são atender os chamados que atendem a riscos de integridade para a população, como queda de fios com energia e árvores que possam cair em casas.
Há a possibilidade de que novas tempestades aconteçam no final da tarde ou da noite, sendo assim o poder público pede para que as pessoas evitem as áreas consideradas de risco e que não deixem os veículos estacionados embaixo de árvores.
Essa é a segunda onda de tempestades de areia em menos de uma semana. No domingo (26) cidades como Franca e Ribeirão Preto registraram o mesmo fenômeno, que inclusive arrastou um caminhão em uma pista do aeroporto da cidade.
Esse tipo de fenômeno é uma combinação de tempo seco, solo ressecado e sem umidade que retém poeira na superfície, quando o vento levanta essa poeira há uma circulação vertical intensa, o que provoca essas tempestades de areia.
Via: noticias.uol.com.br