Pular para o conteúdo

A nova variante da Covid-19, mais infecciosa, que surgiu na Inglaterra já está no Brasil

Especialistas reforçam a necessidade do isolamento social.

A nova variante da Covid-19 que surgiu na Inglaterra já está no Brasil. Esta nova cepa da SARS-CoV-2 levou o sistema de saúde do Reino Unido chegou à beira do colapso em pouco menos de 10 dias, isso porque ela é transmitida de maneira mais rápida e segundo os cientistas trata-se de uma variante 56% mais infecciosa.

A nova cepa da Covid-19 foi encontrada em testes de RT-PCR de dois pacientes realizados pelo laboratório de diagnóstico Dasa, que informou nesta quinta-feira (31) que se trata da mesma que surgiu no Reino Unido.

O diagnóstico foi imediatamente comunicado ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária. O laboratório afirmou que fez a análise em centenas de amostras de saliva através do RT-PCR, este é o teste é considerado ‘padrão ouro’ de diagnóstico, pois através dele é possível rastrear o código genético (RNA), do vírus nas amostras.

A chegada da nova variante do SARS-CoV-2, só aumenta a necessidade do isolamento social, em várias cidades do Brasil os hospitais já estão em colapso, como no Rio de Janeiro que centenas de pessoas a espera de uma vaga de UTI.

O governo federal ainda não informou uma data para o início da vacinação, países de todo mundo já iniciaram a imunização da população. O Ministério da Saúde sequer conseguiu comprar o número de seringas necessárias para a aplicação da vacina em todo território nacional.

Diante do descaso do governo é impossível saber quando a maioria da população será vacinada, até lá a quarentena é necessária, os profissionais de saúde estão exaustos, trabalhando arduamente, muitos deles perderam suas vidas tentando salva a do outro, em respeito aos mais de 190 brasileiros mortos e a estes profissionais, faça a sua parte, cuide-se.

Via: oglobo.globo.com