Pular para o conteúdo

A serotonina é extremamente importante para o organismo, saiba algumas maneiras para aumentar seus níveis

Dicas de outro para aumentar o hormônio do bem-estar.

A serotonina é considerada o hormônio do bem-estar que produz sensações de bom humor, leveza e bem-estar ao organismo, o que algumas pessoas não sabem é que através de alguns hábitos é possível aumentar os níveis desse hormônio no corpo. Mas se a mudança de hábito não for suficiente então pode-se recorrer a alguns suplementos que podem ajudar a elevar os níveis do hormônio no organismo.

A serotonina é um hormônio neurotransmissor que a partir de um aminoácido transmite o triptofano que é relacionado com várias funções do organismo, como a temperatura do corpo, duração do sono, promove a sensação de bem-estar, o bom humor e as funções intelectuais.

Para aumentar o nível desse hormônio é indicado a pratica de exercício físico, pois assim a serotonina circula pelo sangue e favorece a liberação de triptofano responsável pela produção desses hormônio de bem-estar.

Quando uma pessoa se exercita de forma regular isso acaba ajudando a elevar o nível serotonina no organismo chegando até o cérebro, dando sensação de uma boa qualidade de vida, os exercícios físicos aumentam a serotonina no sangue, mas os exercícios de maior impacto como os aeróbicos, fornecem maior resultado.

Por isso o conselho é que a pessoa pratique natação, corrida, dança ou caminhada. Tomar sol, alguns estudos mostram que se expor ao sol diariamente aumenta a serotonina no sangue, os raios solares são ricos em vitamina D que atuam juntamente ao triptofano eleva a serotonina.

Assim o recomendado para aumentar a vitamina D no corpo e os níveis de serotonina, deve-se ficar exposto ao sol 15 minutos, pela manhã até às 10 horas ou à tarde depois das 16 horas, isso porque é recomendado que a pessoa não use protetor solar.

Uma alimentação rica em triptofano, são alimentos como salmão, queijo, ovos, abacate, banana, nozes, castanhas, chocolate amargo. As atividades relaxantes como yoga ajuda a diminuir o estresse e ansiedade e os níveis de serotonina no sangue aumentam, massagens também favorecem.

Via: tuasaude.com