Pular para o conteúdo

Air Fryer contamina alimentos com substâncias que causam câncer?

Afinal de contas, a fritadeira pode ou não aumentar o risco de câncer?

A Air Fryer é uma opção para muita gente que prefere fugir das frituras tradicionais, com óleos. É claro que chamando a atenção dos clientes potenciais, a fritadeira acabou sendo alvo também de uma série de boatos e teorias.

Uma das principais teorias é a de que a Air Fryer seria capaz de produzir acrilamida, um composto químico que é associado ao aumento de risco de câncer. Bom, afinal de contas, a fritadeira pode ou não aumentar o risco de câncer?

O que realmente pode acontecer é que muitos alimentos podem gerar a acrilamida naturalmente, quando cozidas em altas temperaturas. A air fryer consegue cozinhar os alimentos através do movimento do ar, que circula rapidamente na própria panela.

Para que essa reação aconteça, os alimentos precisam ser ricos em açúcares e asparaginas, o que não é o caso de todos os alimentos. Mas o que isso significa em relação a Air Fryer? Basicamente, que não existem evidências científicas de que o eletrodoméstico produza mais acrilamida do que outros métodos de cozimento.

O que você precisa saber? Existem alimentos que vão produzir acrilamida quando cozidos em altas temperaturas, seja no fogão, forno comum ou Air Fryer. Para evitar altas concentrações dessa substância, vale algumas dicas.

Uma das principais dicas é que você evite torrar demais seus alimentos, evitando aquela aparência “dourada” em excesso. Dessa forma, você limita a temperatura dos alimentos e evita que ainda mais acrilamida seja

Via: uol.com.br