Pular para o conteúdo

Alergia emocional: Fique atento a estes sintomas e procure tratamento

Cuide bem da sua saúde!

Existem muitos tipos de alergias e reações alérgicas diferenciadas, e geralmente elas estão ligadas a ingestão ou ao contato com compostos e substâncias externas. Existem no entanto reações alérgicas que podem acontecer sem que seja necessário o contato com tais substâncias, reações que são desencadeadas por processos emocionais.

Em alguns casos, o sistema imunológico pode reagir a presença de ansiedade e de estresse causando reações em vários órgãos do corpo mas afetando de maneira mais drástica a pele, podendo levar ao surgimento de coceira, vermelhidão e urticária. Outros sintomas que podem ser citados são a falta de ar e a insônia.

Ainda existem debates na comunidade científica sobre as causas precisas da alergia emocional, mas existe uma teoria que indica que o estresse e a ansiedade fazem aumentar os níveis de substâncias chamadas catecolaminas que por sua vez levam ao aumento na produção de cortisol, o que desencadeia o processo inflamatório corporal.

A apresentação e a intensidade dos sintomas de alergia emocional variam de pessoa para pessoa e são influenciados por fatores como a idade, a intensidade dos sentimentos, o comportamento perante dificuldades e a predisposição genética.

Sintomas da alergia emocional:

  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Manchas vermelhas em alto relevo, conhecidas como urticárias;
  • Falta de ar;
  • Insônia.

Para se tratar a alergia emocional é preciso consultar um dermatologista ou alergista que então farão a prescrição de anti alérgicos para os casos mais leves e corticoides para os casos mais severos. Caso esteja enfrentando sintomas citados acima, procure um médico.

Via: tuasaude.com