Pular para o conteúdo

Autoridades investigam efeito colateral preocupante causado por vacina contra a covid-19 em voluntários

Revelação foi feita em relatório da terceira fase de testes.

Autoridades norte-americanas investigam um possível efeito colateral preocupante da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. Quatro voluntários desenvolveram um quadro de Paralisia de Bell, acendendo um alerta.

A condição é considerada rara, mas temporária. As quatro pessoas participaram dos testes da vacina na condição de voluntários e tiveram a reação em períodos diferentes. O primeiro teve a paralisia 3 dias depois da vacina, enquanto os demais tiveram a reação 9, 37 e 48 dias depois de receber a dosagem.

A revelação foi feita no relatório da terceira fase de testes da vacina, que foi enviado a FDA, órgão equivalente a Anvisa nos Estados Unidos. As autoridades, no entanto, ainda não tem certeza sobre a relação entre a vacina e as reações observadas.

Acontece que o número de 4 voluntários, dentro de um número total de 21.823 pessoas que receberam a vacina, é considerado baixo e dentro dos parâmetros observados de incidência da Paralisia de Bell na população em geral.

A agência não conseguiu estabelecer uma relação de causa entre a vacina e a reação, mas ainda assim recomendou que haja vigilância para casos de Paralisia de Bell, conforme a vacina começar a ser aplicada em “populações maiores”.

A vacina da Pfizer/BioNTech está em processo de aprovação em uso emergencial nos Estados Unidos e também foi aprovada no Reino Unido. O alerta é para que seja observado possíveis casos novos de Paralisia em pessoas que tomaram a vacina.

Via: noticias.r7.com