Pular para o conteúdo

Bomba-relógio da Covid-19 pode explodir em janeiro no Brasil, infectologistas já preveem um caos

Sem restrições às festas de Natal e Ano-Novo, o novo coronavírus poderá se espalhar rapidamente.

As lojas estão lotadas de clientes em busca de presentes para o Natal, os supermercados estão comemorando alta nas vendas e as pessoas estão começando a fazer as compras para as festas de fim de ano, enquanto isso os infectologistas temem que em janeiro a Covid-19 faça um número ainda maior de vítimas, já que poucos estão tomando os devidos cuidados.

A hashtag #VaiTerNatalSim ficou em alta no Twitter nestes últimos dias e mostra como as pessoas estão dispostas a se reunirem para as comemorações de Natal e final de ano. Para os infectologistas não há dúvida de que o número de infecções irá disparar em janeiro.

A Itália já começou a desestimular as festas de dezembro, inclusive há um decreto por lá com medidas rígidas para acabar com as aglomerações, até as viagens em algumas regiões foram proibidas. Nos hotéis, as ceias não serão autorizadas e as autoridades pediram a toda população que não receba visitas em suas casas.

No Brasil, apesar das medidas adotadas por algumas prefeituras, tudo indica que o Natal e Ano Novo será como nos anos anteriores. Alguns governadores querem cancelar os eventos, mas há prefeitos incentivando as comemorações, enquanto o presidente continua tratando a Covid-19 como se fosse uma ‘gripezinha’.

Para os infectologistas, o Brasil não tem uma postura firme de combate à pandemia e o resultado disso será visto nas primeiras semanas de janeiro, quando poderá ser registrada uma explosão de casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Via: noticias.uol.com.br