Pular para o conteúdo

Brasil é o país com maior índice de pessoas que sofrem por ansiedade e problema piorou na Pandemia

A primeira suspeita geralmente não costuma ser transtorno mental, então começa uma caçada por um problema que exame nenhum revela.

Nos últimos anos, o brasileiro tem sofrido mais com um problema silencioso, mas que vem crescendo: transtornos de ansiedade. É um problema que muitas vezes demora a ser diagnosticado, mas que tem tratamento.

Para muitas pessoas, os sintomas se manifestam principalmente na hora do sono. A hora de dormir, que deveria ser um momento de relaxamento, para muitas pessoas se torna o pior momento do dia. Palpitações, dores, inquietude, angústia e insônia, são alguns dos sintomas.

A primeira suspeita geralmente não costuma ser transtorno mental, então começa uma caçada por um problema que exame nenhum revela. Geralmente, a ansiedade apenas passa a ser considerada com a exaustão de todas as outras opções.

Esse tempo “perdido” na caçada pode ser fundamental para a piora do quadro. A ansiedade é natural ao ser humano, mas pode se tornar patológica e, nestes casos, precisa de tratamento, que pode englobar remédio, terapia e outras medidas, como mudança de hábitos alimentares.

O acompanhamento precisa ser feito com psiquiatra e, geralmente, psicólogo também. O transtorno pode se manifestar de várias formas, mas geralmente com o tratamento adequado o paciente consegue retomar a qualidade de vida.

Em muitos casos, o quadro patológico é desencadeado por situações de grande estresse na vida do indivíduo, que podem resultar em desequilíbrio. Para tratar com eficiência a doença, o paciente precisa entender seu quadro e adotar as medidas necessárias para mudar, ou seja, é preciso comprometimento.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde e OMS, o Brasil é o país com maiores números de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo.

Via: g1.globo.com