Pular para o conteúdo

Bronquiolite: Fique por dentro dos sintomas e causas da doença que acometeu o filho da atriz Sthefany Brito

Fique atento a estes sintomas.

Recentemente, a atriz Stefhany Brito compartilhou um vídeo contando mais sobre a doença que levou o seu bebê de apenas três meses, Enrico, a ser hospitalizado. Conhecida como bronquiolite, a infecção é causada por um vírus que atinge mais facilmente os bebês. Por este motivo, fique atento e conheça mais sobre suas principais causas e sintomas.

Se tratando de uma infecção que atinge o pulmão, causa a inflamação e congestão nos bronquíolos pulmonares. Geralmente ocorre um aumento dos casos nos meses do inverno, visto a mudança de tempo. Além disso, o principal agente que causa a doença é um vírus.

Os sintomas são extremamente semelhantes ao de uma gripe comum. Porém, se a doença progredir, pode passar para tosse constante, dificuldade para respirar e sensação de um chiado no peito. Os sintomas costumam durar dias ou mesmo semanas.

Por este motivo, fique atento a estes sintomas:

  • Nariz escorrendo;
  • Nariz entupido;
  • Tosse;
  • Febre ligeira (nem sempre presente).

Com a progressão da doença, apresenta a dificuldade de respirar e um barulho quando a criança tem uma respiração mais ofegante.

Muitos bebês também têm infecção no ouvido (otite média).

Se trata de um vírus de fácil disseminação, podendo ser contraído através de gotículas no ar ou do uso de objetos, como toalhas ou brinquedos que após serem usados, o bebê ou a criança pode colocar as mãos nos olhos, boca ou nariz.

Lembre-se que para qualquer sintoma incomum o recomendado é consultar o médico.

Via: iff.fiocruz.br