Drauzio Varella é um dos maiores nomes quando o assunto é saúde no Brasil. Famoso na televisão e em outros canais da imprensa, ele é conhecido por estar sempre trazendo informação e tirando dúvidas sobre problemas de saúde que atingem a população.
Em sua coluna para o Uol, Drauzio já falou sobre diversos problemas de saúde, inclusive sobre câncer de útero. Esta terrível doença foi recentemente anunciada por Fátima Bernardes, a apresentadora que comanda o Encontro.
Com o anúncio, muitas mulheres ligaram o alerta e agora estão repletas de dúvidas sobre a doença. Afinal de contas, como se faz o diagnóstico, qual o tratamento e qual o prognóstico? O câncer de útero pode matar?
Varella explica que esta é uma doença que atinge principalmente mulheres maiores de 25 anos, que também é conhecida como “câncer cervical”. O principal agente causador desta doença é o papilomavírus humano (HPV). Um dos alertas importantes é que este vírus também pode atingir homens e está associado ao câncer de pêni*, em muitos casos.
Esta é uma doença séria, que precisa ser tratada precocemente para que haja maiores chances de cura. É a quarta maior causa de morte entre mulheres por câncer e também o quarto tipo de câncer que mais atinge mulheres.
Uma das principais formas de diagnóstico é o exame de Papanicolau, o popular “preventivo”, que recebe esse nome justamente por ser um exame de prevenção. Esse exame pode identificar a doença cedo e aumentar as chances de cura.
Drauzio explica ainda que a doença tem cura, mas as chances de cura diminuem conforme o estágio em que a doença é identificada. No estágio inicial, as chances são de 80% a 90%. Exatamente por isso, o exame preventivo é recomendado e deve ser feito anualmente.
Via: drauziovarella.uol.com.br