Pular para o conteúdo

Cantor de famoso grupo carioca morre por Covid-19 e gera comoção

O cantor faleceu, nesta sexta-feira, em decorrência da Covid-19, em um hospital no Rio.

O mundo do samba, especialmente no Rio de Janeiro, lamenta hoje a morte do cantor Ubirany, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal. O cantor faleceu nesta sexta-feira, em decorrência da Covid-19, em um hospital no Rio.

Ubirany estava internado há cerca de uma semana e morreu, aos 80 anos, deixando um grande legado no samba. Ele foi o grande responsável por incorporar o repique de mão como um dos instrumentos do grupo, dando identidade ao Fundo de Quintal.

Por meio de nota, o grupo lamentou a morte de Ubirany. Ele não foi o primeiro integrante do grupo a testar positivo para o coronavírus. Antes dele, Sereno também já havia testado positivo, ainda em abril deste ano, se recuperando depois.

A exemplo de outros artistas da música, o Fundo de Quintal também sofreu com as restrições impostas no combate à pandemia. Ainda assim, no final de novembro o grupo participou da gravação do novo DVD de Diogo Nogueira.

O show “Samba de Verão” foi registrado em Niterói, no Rio de Janeiro e com todos os cuidados em relação à covid-19. A locação foi inusitada: uma balsa, com o fundo sendo preenchido pela Baía de Guanabara.

O Fundo de Quintal nasceu há mais de 40 anos, em um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro, o Cacique de Ramos. O grupo se profissionalizou a partir 1977, depois de receber um grande incentivo de Beth Carvalho.

Via: g1.globo.com