Pular para o conteúdo

Caso de possível superfungo, resistente a medicamentos, gera alerta na Bahia

De acordo com informações de agências de notícia, o paciente segue internado na Bahia, em uma UTI de Hospital particular.

Caso de possível superfungo na Bahia tem gerado alerta e resultou até em um comunicado da Anvisa. Isso porque o microorganismo é resistente a medicamentos e apresenta altíssima taxa de letalidade, chegando a 60%.

De acordo com informações de agências de notícia, o paciente segue internado na Bahia, em uma UTI de Hospital particular. No entanto, maiores detalhes não foram informados, como a identidade do paciente ou o nome da instituição.

Segundo informações liberadas à imprensa, o fungo foi identificado e isolado a partir do cateter deste paciente. A partir daí, os infectologistas da unidade tentam determinar se esse foi o primeiro paciente infectado ou se outros pacientes já contraíram o fungo.

O trabalho para estudar e, assim, tentar neutralizar o fungo está sendo feito por uma verdadeira força-tarefa. O material foi analisado pelo laboratório do Hospital, depois encaminhado ao Laboratório Central do Estado, por fim, ao Laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O laudo da Faculdade de Medicina da USP foi enviado a Anvisa e, agora, profissionais do Laboratório Especial de Micologia da Escola Paulista de Medicina estão no esforço de sequenciar geneticamente o material além de testar de fato sua resistência.

O fungo apresenta uma nova preocupação para a população, já que ele também pode ser transmitido de pessoa para pessoa, além de também ficar ativo sobre superfícies. O Hospital ainda não sofreu interdição e ampliou as medidas de higiene.

Via: noticias.uol.com.br