Pular para o conteúdo

Checamos a verdade que existe por trás do teste positivo para a Covid-19 em uma Coca-Cola

O vídeo circulou nas redes sociais.

Circularam rumores nas redes sociais de que na Áustria até mesmo um copo de coca cola pode testar positivo para o coronavírus. Esta afirmação se referia aos testes rápidos para detectar a Covid-19. Além da afirmação, um vídeo mostrava um parlamentar do país, realizando a experiência e mostrando o resultado positivo. 

Este vídeo foi divulgado com a intenção de desmerecer o teste rápido para a Covid-19. Diversos usuários acreditaram naquilo que era mostrado e fizeram questão de compartilhar o experimento.

Diante disso, diversos canais de comunicação se prontificaram para verificar a informação veiculada e saber se realmente se trata de algo falso ou verdadeiro.

Especialistas foram consultados e ressaltaram que o teste pode dar um falso resultado, caso não seja aplicado nas condições recomendadas.

O vídeo foi compartilhado em diversas redes sociais por milhares de pessoas. O parlamentar em questão é Michael Schnedlitz. Ele ainda acusa o governo de estar gastando os impostos das pessoas com testes aparentemente inúteis. 

Outros vídeos semelhantes já circularam nas redes sociais, porém a bebida analisada mudou. Os mais comuns mostram suco e purê de maçã. Novamente, a resposta foi a mesma, o teste se torna invalido apenas se estiver sendo realizado em condições inapropriadas. 

O teste rápido utilizado no vídeo do parlamentar foi identificado como sendo da empresa Dialab GmbH. Diante da repercussão, eles publicaram uma nota oficial e explicaram que o valor do pH não foi estabilizado. Sendo assim, se provoca a destruição dos anticorpos presentes no teste, o que torna o resultado um falso positivo. Além disso, foi ressaltado que os testes devem ser administrados por profissionais da área de saúde. 

Via: em.com.br