Pular para o conteúdo

Especialista dá a pior das notícias e diz que pandemia está muito longe de acabar

Uma nova cepa com falta de distanciamento social provocam verdadeira tragédia anunciada.

A pandemia do novo coronavírus pode estar muito longe de acabar, segundo as observações coletadas por uma especialista. Tudo por conta do encontro de uma nova variante do vírus que foi descoberta no Brasil nesse último dia 31.

A infectologista e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da USP, Ho Yeh Li, deu uma notícia desanimadora, mas bastante real. Segundo ela, o aumento da transmissão do vírus não se dá apenas por conta dessa nova cepa, mas por conta dos relaxamentos das regras de distanciamento social.

Li disse que se há uma cepa com maior facilidade de transmissão e pessoas com cada vez menos medidas de proteção, a sociedade está diante de uma tragédia totalmente anunciada, o que vem a ser a pior das notícias dos últimos dias. Afinal, por conta das festas de final de ano, foi possível acompanhar nos noticiários festas e aglomerações em todo canto do país.

A infectologista não ressalta somente os casos do novo coronavírus, mas também o aumento de casos de outras doenças, o que pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde brasileiro, dificultando e prejudicando o acesso de pacientes aos serviços de saúde.

Segundo Li, a pandemia, que era previsto ter terminado no meio de 2020, ainda está longe de acabar. O sistema de saúde está atendendo pacientes com outras doenças e a sensação de despreparo para enfrentar essa doença é cada vez maior.

Via: cnnbrasil.com.br