Os brasileiros poderão ver um raro fenômeno astronômico que acontecerá entre os dias 16 e 21 deste mês, ele é chamado de ‘Estrela de Natal’, ou ‘Estrela de Belém’, e acontecerá no momento em que Júpiter e Saturno estarão alinhados e bem ‘próximos’, o que faz parecer que são dois pontos brilhantes.
No dia 21 de dezembro é quando este fenômeno estará mais visível, pois a distância entre os dois planetas ficará ainda menor. Esse fenômeno acontece logo depois do pôr do sol, sendo que a última vez que isto aconteceu foi há 800 anos.
Isso dificilmente acontece porque os planetas têm tempo diferente para dar a volta em torno do sol, por exemplo, a Terra leva 1 ano, enquanto Júpiter demora 12 anos. Felipe Navare, pesquisador da USP, explicou que apesar de dizer que os dois planetas ficarão ‘próximos’, na verdade estarão a 700 milhões de quilômetros de distância.
No dia 21 será possível ver os dois planetas, Júpiter e Saturno, sendo que o primeiro brilhará mais.
Quem tiver um binóculo poderá conferir os detalhes. Esses dois planetas são os maiores do nosso sistema solar e também são os que têm mais luas.
Para ver a ‘Estrela de Belém’, entre os dias 16 e 21 de dezembro é só olhar na direção do pôr do sol no final da tarde, pois o fenômeno poderá ser visto assim que começar a escurecer, principalmente se o céu não estiver nublado.
Via: g1.globo.com