Pular para o conteúdo

Furúnculo: O que é isso, quais as causas, sintomas e como tratar de forma eficaz

Nunca se deve espremer um furúnculo.

Quem já sofreu com o surgimento repentino de furúnculo pelo corpo sabe o incômodo que ele causa e o quanto é dolorido. No início pode ser facilmente confundido com espinhas ou acnes, porém, com o passar de alguns dias logo se descobre que se trata de algo bem pior.

A pele em volta do furúnculo começa a ficar bastante envermelhada e por conta da formação de pus, o local fica extremamente dolorido e inchado, com a formação de uma bolha no centro da erupção da pele.

O abscesso incomoda tanto que na maioria das vezes se faz necessário a procura por ajuda médica para solucionar o problema.

Furunculose o que causas e tratamento - Tua Sade

Causas

As principais causas do surgimento do furúnculo são as infecções da pele, higiene precária, consequências de algumas enfermidades como o câncer, diabetes, eczema, conjuntivite, entre outras.

Sintomas

O furúnculo pode gerar febre, fraqueza, indisposição, cansaço, mal-estar, irritabilidade e aceleração do coração e da respiração.

Farmcia Lder - O que um Furnculo O furnculo faz Facebook

Tratamento

O tratamento dependerá da gravidade da infecção, podendo precisar fazer a drenagem no hospital e concluir o tratamento com uso de antibióticos e antinflamtórios.

Dicas importantes!

1. Usar sabão antisséptico

Lavar bem o local atingido é fundamental.

2. Colocar compressas mornas

Faça compressas com água morna várias vezes ao dia, mas cuidado para não ferir o local para não infeccionar.

3. Aplicar pomada para furúnculo

Procure um médico na unidade de saúde mais próxima de você para que ele receite qual melhor tratamento, seja com pomadas, injeções, medicação oral ou procedimento para drenar o local.

Via: tuasaude.com