Depois do aumento na conta de luz, o brasileiro acaba de sofrer com mais uma “novidade”. A petrobras confirmou que o preço do botijão de gás vai aumentar em 5%, o valor poderá ser sentido no bolso dos brasileiros daqui para frente.
A nova decisão da estatal indica um aumento geral no valor da venda do botijão para os revendedores. O novo preço do botijão de 13kg, aquele conhecido como gás de cozinha, será de R$ 33,89 para a revenda, mas não o valor final.
A petrobras informa que o valor final do botijão, aquele pago pelo consumidor final, reflete uma junção que considera: 43% do valor inicial, o praticado pela estatal, e os demais 57% são fruto de processos de distribuição.
De acordo com um levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, até a última semana o valor médio do botijão de gás no Brasil era de R$ 73,22. Vale dizer, no entanto, que os preços podem variar de região para região.
A notícia, claro, não é bem-recebida pelos brasileiros. O novo aumento representa um gasto não previsto para o fim do ano, que já vem acompanhado pelo aumento da conta de luz, anunciado recentemente pela Aneel.
Os aumentos vem em meio a sensação de incerteza compartilhada pela população, tendo em vista que não se sabe como a economia do país vai reagir no ano que vem e o governo não estendeu o auxílio emergencial.
Via: g1.globo.com