Pular para o conteúdo

Governo anuncia novas práticas para a venda de carne moída que vai atingir você diretamente

Texto do Ministério da Agricultura prevê mudanças na venda de carne moída em açougues.

O brasileiro nunca mais vai comprar a carne moída do mesmo jeito, se depender de propostas que serão analisadas pelo Ministério da Agricultura. Um novo regulamento técnico pode trazer mudanças na forma em que o popular produto é vendido em açougues e supermercados.

O texto prevê alterações significativas na forma que o produto é vendido e armazenado nos estabelecimentos comerciais, inclusive sobre mudanças de identificação na embalagem. Haverá uma consulta pública que fica aberta em 60 dias, e após isso a pasta enviará as propostas para um departamento regulador para fazer as mudanças.

Segundo o regulamento, a carne moída é um produto que pode ser obtido “a partir da moagem de massas musculares das espécies animais de açougue, seguido de imediato resfriamento ou congelamento do produto”.

Haverá agora a estipulação da quantidade máxima por pacote vendida no varejo, não podendo ultrapassar a 1 quilo por embalagem. A nomeação de qual o produto que foi moído, ou seja, a massa muscular utilizada, será facultativo no comércio.

Agora o vendedor precisará indicar na embalagem do produto qual é o percentual de gordura naquele produto. A matéria-prima deverá ser exclusivamente de carne, sendo assim, fica proibida a moagem de miúdos ou tecidos impróprios para o consumo humano.

Até o momento não foi informado quando é que essas práticas deverão ser adotadas pelos estabelecimentos comerciais após a análise dos órgãos responsáveis, bem como se haverá alteração no valor a ser repassado pelo comerciante.

Via: g1.globo.com