Pular para o conteúdo

Governo de SP deve anunciar hoje o plano de vacinação contra a Covid-19, com início previsto para janeiro

A expectativa também é de que as vacinas comecem a ser envasadas hoje, para que os primeiros lotes estejam prontos em janeiro.

O Governo de São Paulo está prestes a dar o primeiro passo na direção da imunização de sua população. O estado é o único do país com acordo de compartilhamento de tecnologia com o laboratório chinês SinoVac e pretende começar a vacinação em janeiro.

A vacina está em terceira fase de testes e depende da confirmação da eficácia para ser liberada pela Anvisa. Confiantes na qualidade, atestada pelo Instituto Butantan, o Governo paulista deve anunciar hoje (07) o plano de vacinação.

Na última semana, o estado recebeu a primeira carga de matéria-prima, enviada diretamente da China. A expectativa também é de que as vacinas comecem a ser envasadas hoje, para que os primeiros lotes estejam prontos em janeiro.

O governo já havia repassado uma informação muito importante: não é esperado que seja necessário o uso emergencial da vacina. Isto é, a expectativa é de que todos os trâmites estejam cumpridos ainda em dezembro, para que em janeiro comece a vacinação global, em todo o estado.

O governador do Estado, João Dória, fez críticas ao Governo Federal por ainda não ter incluído a vacina chinesa no plano nacional de vacinação. Doria afirma que a vacinação em São Paulo será gratuita, pelo SUS, e coberta sem recursos federais.

O anúncio esperado para hoje deve trazer detalhes pertinentes sobre o plano paulista de vacinação, como volume, distribuição e quais serão os grupos priorizados, ou seja, quem vai receber a vacina primeiro.

Via: g1.globo.com