Pular para o conteúdo

Incêndio destrói Igreja de 128 anos em Nova York, que teve papel fundamental no século 19

A Igreja costumava abrigar um dos principais símbolos da Independência do país, o Sino da Liberdade de Nova York.

Moradores da área de East Village, em Nova York, lamentaram hoje a destruição causada por um incêndio. Um dos prédios mais afetados foi a Igreja Gótica, Middle Collegiate Church, que tem papel histórico na cidade.

O templo tinha 128 anos e uma relevância histórica para os movimentos sociais da cidade. Infelizmente, o incêndio atingiu as estruturas do prédio e também danificou os vitrais históricos, causando grande comoção entre membros da comunidade.

A Igreja tem histórico de sempre se envolver com questões sociais, tendo defendido o Black Lives Matter, um dos movimentos estadunidenses antirracismo, além de defender também direitos das mulheres, homossexuais e transexuais.

Não à toa, a Igreja costumava abrigar um dos principais símbolos da Independência do país, o Sino da Liberdade de Nova York. As autoridades ainda não souberam informar se o incêndio também atingiu o sino, que tem valor histórico para o país.

O prédio, felizmente, estava vazio no momento do ocorrido. Em fevereiro, o edifício já havia sido alvo de um incêndio que na época foi considerado acidente. De menores proporções, esse foi suficiente para impedir que a Igreja voltasse a realizar cultos.

Agora, os cerca de 1400 membros vão precisar se mobilizar para construir um novo templo, já que o incêndio de ontem (05) foi de maiores proporções e danificou as estruturas do prédio. Ainda de acordo com as autoridades, quatro bombeiros se machucaram durante o combate às chamas.

Via: g1.globo.com