Pular para o conteúdo

Já sentiu dor de cabeça após tomar algo muito gelado? Existe explicação para isso

Você sabe por que nossa cabeça dói quando tomamos algo gelado, como um sorvete? Entenda e se surpreenda!

Você já esteve em um dia quente e ensolarado e estava morrendo de vontade de tomar um delicioso sorvete, mas quando tomou sentiu uma forte dor de cabeça? Isso acontece com muitas pessoas, mas existe uma explicação para isso, entenda e se surpreenda!

Ao ingerirmos algo gelado, muitas das vezes acabamos tendo uma reação não muito agradável. Este fenômeno é conhecido como “cefaleia do sorvete” e ocorre por conta de uma parte do nosso corpo.

O nosso rosto tem um gânglio, o qual se denomina esfenopalatino, que está em contato direto com a nossa região do nariz. Sendo assim, quando bebemos ou comemos algo gelado isso pode provocar um desconforto seguido de dor. Mas por que isso acontece?

Ao ingerimos um sorvete, por exemplo, um estímulo é mandado para esse gânglio, que manda uma mensagem que a temperatura do corpo está muito baixa, como se fosse um choque térmico. Isso afeta diretamente os nervos, trazendo a sensação da dor.

Apesar da dor de cabeça não ter solução, você não precisa se preocupar com ela, pois com apenas 5 minutos ou até menos ela costuma ir embora!

Gostou de saber um pouco mais de como funciona o nosso corpo? Compartilhe essa matéria com seus amigos e veja o que eles acham sobre o assunto! Também não se esqueça de continuar nos acompanhando para saber tudo o que acontece no Brasil e no mundo.

Via: uol.com.br