Pular para o conteúdo

Médico que contraiu Covid-19 e tratou de outros profissionais desabafa em relato emocionante: ‘entubei dois colegas’

Francismar é médico atuante em UTIs há 20 anos e agora chega a passar 200 horas mensais dentro do hospital, cuidando de pacientes.

O estado do Paraná já registrou a morte de 136 profissionais de saúde em decorrência da Covid-19 e o número, infelizmente, não parece ter chegado ao fim. Profissionais que atuam no estado abrem o jogo sobre o descaso da população com as recomendações.

Aos 51 anos, o médico Francismar Prestes Leal foi um dos ouvidos por reportagem especial do G1 e falou sobre a revolta e indignação. Ele trabalha junto de outros colegas na linha de frente contra a pandemia e revela a exaustão que vem sofrendo.

Francismar é médico atuante em UTIs há 20 anos e agora chega a passar 200 horas mensais dentro do hospital, cuidando de pacientes. Ele já contraiu a doença e precisou ficar 5 dias internado, mas revela ainda ter medo.

Tenho medo de adoecer ou de morrer dessa doença“, revelou. Francismar falou sobre o cansaço físico e mental que ele e os colegas tem enfrentado durante a pandemia. O médico critica também a negação de parte da população.

A esposa dele, de 38 anos e sem comorbidades, também testou positivo e teve sintomas ainda mais intensos que os dele. Depois de internação, os dois agora se recuperam em casa, ao lado dos 4 filhos, que também se contaminaram.

O médico também desabafou sobre a experiência “traumática” de entubar dois colegas de profissão. Infelizmente, ambos faleceram devido à doença. “É terrível a sensação de perder colegas“, afirmou. Um dos dois colegas, como mencionou o médico, havia acabado de concluir a residência, tinha dois filhos e a esposa.

Via: g1.globo.com