Uma policial militar deu exemplo de ação e interrompeu uma cena de violência racial, em Brasília. Uma mulher, de 64 anos, atacava gratuitamente dois homens negros, pai e filho, que estavam na mesma calçada que ela.
Tudo foi filmado por acaso, já que o filho estava conversando com o pai e registrando o momento. Alcides Jesus Santos, de 39 anos, filmava o pai enquanto conversavam sobre lembranças do passado.
Alcides Jesus Santos, de 39 anos, voltava com o pai de uma consulta médica. José Barbosa dos Santos, de 70 anos, faz acompanhamento médico após passar por cirurgia por câncer. Sem motivo, a mulher passa na calçada e dispara insultos racistas.
Uma PM a paisana que estava no local age rapidamente e passa a conter a mulher, que tenta deixar o local. “Você esta doida?”, chega a questionar a PM. A idosa recebe voz de prisão e logo um militar do Corpo de Bombeiros se apresenta para ajudar na contenção da mulher.
A mulher foi presa e responde por vias de fato, já que chutou a policial militar, e injúria racial. A mulher foi liberada pouco tempo depois, logo após pagar fiança. Para Alcides, no entanto, a mulher cometeu crime de racismo e não simples injúria racial.
“Quando ela [mulher] fala ‘negrada’, ela envolve toda uma raça“, argumentou. A polícia investiga o caso como injúria racial, mas o inquérito pode alterar a tipificação caso assim seja constatado.
Via: g1.globo.com