Não é notícia antiga: após interior de SP, nova tempestade de areia chega ao Mato Grosso

A cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, é a primeira do estado a ser atingida por uma nova tempestade de areia que se formou ontem. O fenômeno começou em São Paulo, mas já avança para o estado vizinho, deixando rastro de destruição.

Felizmente, para os moradores da cidade, uma forte chuva caiu pouco após a chegada da tempestade, interrompendo seu avanço. Ainda assim, moradores conseguiram flagrar parte da movimentação da tempestade, em imagens assustadoras.

Segundo reportagem do Uol, a tempestade começou a se formar no começo da tarde de ontem e durou por cerca de meia hora. A chuva foi capaz de interromper a tempestade de poeira, mas a cidade ainda ficou com um tom marrom no ar.

Conforme explicado por especialistas, e observado nos registros feitos por moradores, as tempestade de poeira não são inofensivas. Pelo contrário, elas podem oferecer riscos de vida para quem fica exposto, sem proteção.

Além dos ventos fortes, que podem alcançar 100km/h, as nuvens de poeira tem capacidade de transportar objetos grandes, como placas e madeira, como também particulas menores, como vidros, aluminio, etc.

O mais recomendado nesses casos é procurar abrigo e não permanecer exposto aos ventos. Além dos riscos citados, a tempestade de poeira pode trazer prejuízo ao sistema respiratório, portanto pessoas com histórico de doenças respiratórias devem permanecer ainda mais vigilantes e tomarem ainda mais cuidado. O recomendado é sempre se preservar e não se expor.

Via: metropoles.com