Pular para o conteúdo

Novo estudo revela medicamento que promete eficácia contra a covid-19

Remédio não deve ser usado sem avaliação médica.

Desde o começo da pandemia, surgiram muitos medicamentos que prometiam a cura e o tratamento. Muitos desses ficaram conhecidos como “Kit Covid”, que inclusive foram cientificamente descartados para o tratamento da doença.

Mas isso não significa que nenhum medicamento funcione contra a doença. O que acontece é que os pesquisadores precisam de tempo para testar, avaliar, confirmar ou descartar hipóteses. Um novo estudo, publicado na revista científica “The Lancet”, sugere que a Fluvoxamina pode ser eficaz contra casos graves.

O tratamento com Fluvoxamina serie o chamado “off-label”, quando um medicamento indicado para um problema de saúde é usado para o controle de outro problema de saúde, não citado na bula. Isso porque o medicamento é um antidepressivo.

O trabalho que resultou no artigo foi desenvolvido por pesquisadores canadenses e brasileiros. Os pesquisadores focaram a pesquisa em pacientes de alto risco e também aqueles com as chamadas comorbidades.

Apesar dos bons resultados da pesquisa, os autores destacam que o uso de medicamentos deve ser sempre feito com supervisão médica. O estudo não é um orientação para a ministração do medicamento contra a covid-19, mas apenas uma contribuição científica. A fluvoxamina é um medicamento para transtorno de depressão e TOC, podendo ser usado em outros transtornos mentais, mas que só é vendido diante da receita.

O que o estudo descobriu é que o medicamento pode combater as inflamações da covid-19, quando usado em estágio inicial da doença. No entanto, o tratamento teve o resultado positivo de reduzir em apenas 32% as taxas de hospitalização prolongada. Ainda assim, a diminuição no risco de hospitalização prolongada foi vista com bons olhos. Novos estudos são esperados.

Via: g1.globo.com