Pular para o conteúdo

Novo surto viral causa temor no sul do Brasil e pode se espalhar: especialistas explicam cuidados

Secretária de Saúde emitiu alerta sobre os riscos.

O estado do Rio Grande do Sul esta sob alerta para um surto de doença diarreica aguda. Segundo dados da secretaria de saúde estadual, mais de duas mil pessoas já tiveram o diagnóstico confirmado. A doença foi observada em 25 cidades.

A doença pode ser causada tanto por vírus, quanto por bactérias e parasitas. O que os especialistas explicam é que a doença é adquirida através de alimentos contaminados. Com tratamento, não oferece risco de morte, mas se ignorada pode ser fatal.

Os sintomas são mal-estar generalizado, diarreia, vômito e dores. O quadro mais ameaçador da doença é aquele causado pelo vírus norovírus. O problema desta versão da doença é que ela se torna infecciosa, o que esta acontecendo no RS.

Para se ter ideia do quanto essa doença pode ser grave, estima-se que 2 milhões de pessoas morram anualmente no mundo em razão da doença. O maior risco em relação ao quadro é a desidratação, que precisa ser combatida.

O principal grupo de risco da doença é o de crianças pequenas, com até 5 anos de idade. A doença acaba sendo mais grave em países subdesenvolvidos, que sofrem geralmente com mais áreas sem saneamento básico, água encanada, água potável, etc.

Das maneiras de prevenção, os especialistas destacam o consumo de água cuja fonte é conhecida, isto é, zelar por água potável; além disso, também é recomendado a limpeza das caixas d’água com uma boa frequência.

Via: g1.globo.com