Pular para o conteúdo

Ômicron chegou ao Brasil! Saiba tudo que já foi descoberto sobre nova variante no país

Casal brasileiro testou positivo para nova variante da covid-19.

Segundo informações confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Instituto Adolfo Lutz, dois casos da nova variante da covid-19 foram confirmados no Brasil. A “Ômicron” é uma variante identificada pela primeira vez na África do Sul, país do continente africano.

A variante se tornou rapidamente uma preocupação de saúde internacional pelo risco de ser uma variante resistente a vacinas. Até o momento, no entanto, esta informação não se confirmou. Não existem evidências de que a variante seja resistente as vacinas já distribuídas.

Ainda assim, se tratando de uma variante completamente nova, laboratórios de todo o mundo se debruçam para entender seu funcionamento, suas mutações e como interfere nos casos. No Brasil, um casal acabou de testar positivo.

Segundo informações dos órgãos de saúde, o casal desembarcou em Guarulhos, São Paulo, no último dia 23. Vindos da África do Sul, eles tentaram voltar ao país africano ainda no dia 25, mas testaram positivo para a doença e foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar.

Os dois, segundo informações, são brasileiros e ainda não haviam sido vacinados contra a doença. Apesar disso, estão apresentando sintomas leves. Ainda de acordo com as autoridades, o homem tem 41 anos e, sua esposa, tem 36.

Agora, especialistas brasileiros discutem a eficácia de fechar os aeroportos para viajantes vindos de países com grande número de casos de Ômicron é uma ideia eficaz ou, em contrapartida, se o ideal é exigir que todo viajante comprove ter recebido a vacina.

Via: noticias.uol.com.br