Pular para o conteúdo

Pesquisadores fazem novas descobertas sobre o sintoma ‘Dedos de COVID’ que atinge as mãos e os pés

Cientistas fizeram novas descobertas sobre o sintoma chamado 'Dedos de COVID' que afeta principalmente crianças e adolescentes.

Cientistas afirmam que tem novas informações sobre o porquê algumas pessoas desenvolvem lesões nos pés e até mesmo nas mãos, semelhantes a frieiras, quando se infectam com a COVID-19.

O coronavírus foi uma doença que pegou a todos de surpresa. Ninguém esperava que o vírus iria atingir a dimensão que conseguiu, matando milhares de pessoas e infectando outras milhões. Diante disso, os seus sintomas também foram novos para muitos, inclusive, para os cientistas, que trataram de estudar a doença.

Um dos sintomas que deixava muitos indagados é o chamado ‘Dedos de COVID’.

Os cientistas afirmam que os pés e mãos ficam afetados por conta de uma própria resposta do sistema imunológico a doença.

Os dedos de COVID podem ser encontrados em pacientes de qualquer idade, mas afetam mais as crianças e os adolescentes.

Algumas pessoas possuem a reação, mas não sentem dor. Enquanto outras, podem sentir uma forte dor, coceira, bolhas e inchaço.

Existem relatos de crianças que nem conseguiam usar os sapatos.

A condição pode durar semanas ou até mesmo meses.

Os cientistas descobriram que dois mecanismos do corpo podem estar envolvidos com a reação.

Um dele é uma proteína antiviral que acaba atacando as próprias células e tecidos da pessoa e não apenas o vírus invasor.

As células que revestem o tecido sanguíneo também estão envolvidas.

Eles esperam que as novas descobertas ajudem médicos e pacientes a entenderem melhor a condição e a tratarem melhor a lesão.

Via: g1.globo.com