Pular para o conteúdo

Por que não reconhecemos e odiamos nossa voz em uma gravação?

Por que é tão estranho ouvir nossa voz quando gravada? Descubra e se surpreenda!

Você já pensou sobre o motivo que ao escutar a sua voz gravada em um áudio ela fica diferente? Muitas pessoas até mesmo não gostam de escutar, pois acham muito estranho.

Se você já se sentiu assim, saiba que isso não é a toa, tem uma explicação até mesmo científica! O som que você escuta da sua própria voz é realmente diferente do que as outras pessoas ao seu redor escutam, bem como, o que captado pelos gravadores, como o celular.

Segundo informações dadas pela professora de fonoaudiologia, Adriana Camargo, a mudança de voz é causada pelos ossos da face, os quais acabam emitindo o som da voz.

Para exemplificar melhor, o som se propaga pelo ar e também pelos ossos do rosto e é captado por nossas orelhas na parte interna. Sendo assim, nós escutamos a nossa voz em duas condições.

Ainda segundo a especialista, o som que chega às outras pessoas tem apenas a influência de uma condição, sendo ela pelo ar. Por conta disso, quando alguém escuta sua voz em um áudio, ou até você mesmo, acaba não percebendo a diferença entre a voz “real” e a “gravada”.

Ao escutar o som em duas condições ele acaba ficando mais grave, por este motivo identificamos e achamos que ela está diferente da voz gravada.

Gostou de saber mais sobre essa curiosidade? Compartilhe essa matéria com seus amigos e veja o que eles acham sobre o assunto!

Via: curiosamente.diariodepernambuco.com.br