Pular para o conteúdo

Por que o vermelho e o verde são as cores do Natal?

Muitos não sabem o motivo dessas cores serem utilizadas para celebrar o natal e por isso viemos trazer à tona essa verdade que poucos procuraram saber.

Globalmente, vermelho e verde são as cores que representam o Natal. Sempre que vemos essas duas cores juntas, automaticamente as associamos ao feriado natalino. Mas por que são apenas essas duas cores e de onde veio a associação?

Embora ninguém saiba com certeza as origens do vermelho e do verde no Natal, existem muitas teorias. Neste artigo, veremos as possíveis razões pelas quais essas se tornaram as cores da estação.

Por que o vermelho e o verde estão associados ao Natal?

O Natal é a época do ano em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, mas ao longo das décadas, tornou-se mais sobre a troca de presentes e passar tempo com nossa família e amigos.

Existem associações simples que nos fazem pensar nessas cores, o traje do Papai Noel é vermelho e uma árvore de Natal é verde.

Mas o uso dessas duas cores remonta algo mais longe.

No Cristianismo, é ensinado que o vermelho representa o sangue de Jesus quando ele foi crucificado e o verde representa a vida eterna de Jesus como uma árvore perene.

Algumas pessoas afirmam que vem de arbustos de azevinho, com seus frutos vermelhos e folhas verdes escuras, pois crescem nessa época do ano.

Os arbustos de azevinho são usados ​​para fazer coroas de flores que penduramos nas portas da frente durante a temporada de férias (guirlandas), por isso são uma imagem popular nesta época do ano.

Existem muitos links e histórias que dizem ser a razão para as opções de cores no Natal.

Algumas pessoas acreditam que as cores vieram de influências mais comerciais. De onde surgiu a cor vermelha em associação com o Natal?

Embora o vermelho tenha sido uma cor de destaque usada no Natal, dizem que foi a Coca-Cola quem a tornou a cor dominante. Em 1931, os anúncios da Coca-Cola se tornaram mais populares nas revistas, principalmente quando se aproximava o feriado.

Um dos primeiros anúncios foi encomendado ao ilustrador Haddon Sundblom, com a instrução de criar um anúncio com o Papai Noel bebendo Coca-Cola. Sundblom queria criar uma imagem do Papai Noel real, em vez de alguém vestido como Papai Noel.

Este foi um ponto de viragem na história porque a ilustração do Pai Natal era tão realista que se tornou a representação da imagem do verdadeiro Pai Natal.

O Pai Natal vestiu-se de vermelho e, a partir daí, a Coca-Cola continuou a anunciar com a sua marca vermelha e, por isso, tornou-se uma cor associada ao Natal. Por que a cor verde passou a ser associada ao Natal?

A associação do verde no Natal não tem um momento de definição tão significativo como a cor vermelha. Muitas associações apontam para a flora e o conceito de trazer uma árvore perene para casa na época do Natal.

A primeira documentação de trazer uma árvore para casa está na cultura romana, quando eles celebraram a Saturnália. Esta era uma homenagem ao Deus Saturno e foi celebrada de 17 a 23 de dezembro.

As tradições envolviam decorar a casa com azevinho e árvores perenes, que seriam decoradas com pequenas figuras. Este é um dos exemplos mais antigos de árvores trazidas para dentro durante o inverno para decorar a casa. A cor verde é amplamente associada ao Natal porque decoramos nossas casas com árvores, azevinho e visco.

Que outras cores foram usadas no Natal na história?

Os cartões de Natal vitorianos mostram que várias combinações de cores foram combinadas quando chegou o Natal. Os cartões vitorianos usam combinações de cores como vermelho e verde, vermelho e azul, azul e verde, azul e branco.

As decorações originais teriam vindo de elementos naturais encontrados naquela época do ano em toda a flora e fauna, que tinham uma variedade de cores. Muitos ainda são refletidos no Natal hoje, como neve, pingentes de gelo, tordos, azevinho e visco .

Papai Noel foi até retratado usando ternos de cores diferentes, do vermelho ao verde e azul. Somente em 1931 o Natal começou a se tornar mais um feriado comercial e foi quando o verde e o vermelho se tornaram as cores definidoras.

Como outros feriados, o Natal tem suas tradições e associações. Alguns são mais recentes do que outros, mas o vermelho e o verde são as cores do Natal há centenas de anos. Parece que devido à comercialização do feriado, fez com que essas duas cores se tornassem as mais proeminentes no Natal.

Muito parecido com o laranja e o preto no Halloween, o vermelho e o verde continuam sendo as cores representativas daquela época do ano.

Via: thefactsite.com