Pular para o conteúdo

Processo contra Lula por lavagem de dinheiro e tráfico de influência é arquivado na Justiça

Este é o sétimo processo arquivado ou em que Lula é absolvido nos últimos meses.

Em decisão assinada pelo juiz Diego Paes Moreira, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi considerado inocente em mais um processo. Este é o sétimo processo arquivado ou em que Lula é absolvido nos últimos meses.

O processo em questão se baseava em delações premiadas de Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar, que afirmavam que Lula teria pedido dinheiro para favorecer a carreira empresarial do filho, Luís Claudio. Em troca, Lula teria oferecido ajuda na relação entre a Odebrecht e a então presidente Dilma Rousseff.

Ainda de acordo com o processo, o dinheiro teria sido repassado através de um projeto elaborado para incentivar a prática de Futebol Americano no Brasil. Para o juiz, no entanto, o ex-presidente não cometeu crime.

Na decisão, o magistrado escreve que Lula não era mais agente público no momento em que a troca de favores teria acontecido e portanto a “suposta troca de favores” não poderia partir do pressuposto de sua condição de Presidente da República.

Além disso, o juiz também destacou que os delatores não ofereceram provas concretas, tais como: assinatura de contratos, realização de pagamentos, decisões em licitações ou outro ato concreto qualquer que poderia configurar o crime de tráfico de influência.

Já na acusação de lavagem de dinheiro, o juiz avaliou que na falta de provas de um suposto pagamento ilegal, ou seja, a falta de dinheiro torna inexistente a lavagem de dinheiro.

Lula ainda responde em 4 processos, além de esperar recurso no caso que ficou conhecido como “Triplex do Guarujá”, em que foi condenado. Lula também foi condenado, em segunda instância, no processo do sítio de Atibaia.

Via: g1.globo.com