Pular para o conteúdo

Robinho volta a ser condenado por crime contra mulher na Itália e pode ser obrigado a voltar ao país

Robinho foi acusado por crime cometido em 2013, contra uma jovem albanesa em casa noturna no país. O atleta já havia sido condenado em primeira instância.

O jogador de futebol brasileiro Robinho voltou a ser condenado por violência sexual na Itália. Ele foi acusado por um crime cometido em 2013, contra uma jovem albanesa em uma casa noturna no país. O atleta já havia sido condenado em primeira instância.

Robinho já havia sido condenado a 9 anos de prisão, em primeira instância. O jogador recorreu da decisão, mas voltou a ser condenado e a Corte de Apelação deferiu a pena de 9 anos. A defesa do jogador afirmou que vai recorrer novamente na decisão.

De acordo com as leis italianas, Robinho ainda não é considerado culpado pelo crime, mesmo tendo sido condenado em duas instâncias. Isto porque o jogador ainda pode recorrer mais uma vez, no órgão equivalente ao Supremo Tribunal Federal do país, a “Corte de Cassação”.

Robinho foi novamente condenado junto a Ricardo Falco, amigo do jogador, que é acusado de ter participado do mesmo crime. Com a nova condenação, Robinho pode ter a prisão preventiva decretada no país, mas isso ainda não foi decidido.

O Brasil não possui acordo de extradição, isto é, não envia cidadãos brasileiros para cumprir pena fora do país. Por isso, enquanto estiver no Brasil, Robinho teoricamente não é ameaçado de prisão, já que o estado brasileiro também não tem acordo com a Itália.

O que pode acontecer é a Itália enviar ao Brasil um “mandado internacional” de prisão, que poderia gerar pressão na volta de Robinho ao país. A Itália também pode efetuar a prisão do jogador de forma indireta, caso Robinho visite algum país europeu que tenha acordo de extradição com a Itália.

Via: globoesporte.globo.com