Pular para o conteúdo

Rússia está banida da Copa do Mundo e Olimpíadas por escândalo de doping

A Rússia está banida dos Jogos de Inverno de Pequim, dos Jogos de Verão de Tóquio e da Copa do Mundo do Qatar.

O último recurso russo contra o banimento dos principais eventos esportivos globais, as Olimpíadas e a Copa do Mundo, a Corte Arbitral do Esporte, confirmou a decisão de banir o país, o que significa que o hino, a bandeira e o nome do país não participarão.

Na prática, os atletas que conseguirem provar que estão limpos poderão participar das cerimônias, mas sem representar o país. A Rússia está banida dos Jogos de Inverno de Pequim, dos Jogos de Verão de Tóquio e da Copa do Mundo do Qatar.

O problema do país começou em 2015, quando evidências apontaram um esquema que funcionava supostamente até com apoio do governo local para o doping de atletas. No ano passado, as autoridades russas foram novamente acusadas de adulterar dados antes de submetê-los à análise.

O caso acabou sendo considerado um agravante e resultou na condenação. O resultado, no entanto, acabou apontando vitórias para o país. A princípio, o banimento sugerido era de 4 anos, mas o tempo foi derrubado pela metade.

Além disso, os atletas enviados às competições até vão poder estampar o nome “Rússia” em seus uniformes, mas o termo “Atleta Neutro” deverá ter o mesmo destaque. Toda contabilização de vitórias não vai contar historicamente para a Rússia.

A Rússia já vem sofrendo penalizações desde o ano de 2018. No Rio, por exemplo, atletas do atletismo e remo não puderam estampar a bandeira e nome do país.

Via: globoesporte.globo.com