Pular para o conteúdo

São Paulo está cada vez mais perto da vacinação e notícia excelente aumenta a expectativa da população

A vacina foi desenvolvida pela chinesa Sinovac e, no Brasil, vem sendo testada e coordenada pelo Instituto Butantan.

A entrega de relatórios referentes à Coronavac, que estava prevista para esta terça (15), foi adiada para o próximo dia 23. A mudança de planos foi confirmada pelo governador de São Paulo, João Doria, em função do cronograma do estado.

Em comunicado, Doria voltou a garantir que a vacina chinesa começará a ser aplicada em janeiro no estado. A vacina foi desenvolvida pela chinesa Sinovac e, no Brasil, vem sendo testada e coordenada pelo Instituto Butantan.

O Instituto, por sua vez, recebeu investimento do governo do estado de São Paulo para assumir a pesquisa e já trabalha na produção das vacinas, com matéria-prima enviadas da China para o Brasil. A novidade é positiva, garante o governo.

De acordo com Doria, o adiamento da entrega se deve ao cronograma do Butantan, que espera finalizar a etapa de testes clínicos ainda esta semana, o que permitira que um documento ainda mais completo fosse enviado à Anvisa no dia 23.

A mudança de planos visa, portanto, visa o fornecimento de dados mais precisos que possam adiantar um eventual registro da vacina junto à Anvisa. Doria também adiantou que o Butantan vai pedir a liberação à Anvisa simultaneamente ao mesmo movimento da Sinovac, na China.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, trouxe ainda uma notícia excelente: a previsão do Instituto é de que, apenas no primeiro semestre do ano que vem, sejam produzidas 500 milhões de doses, o que seria suficiente para vacinar a população brasileira e ainda exportar vacina para outros países da América do Sul.

Via: saude.ig.com.br