Pular para o conteúdo

Síndrome de pica: doença grave, de difícil diagnóstico e que atinge mais grávidas e crianças

Embora pouco conhecida, a doença não é rara.

Você provavelmente não ouviu falar sobre a síndrome de pica. Isso porque ela é uma doença rara e de difícil diagnóstico. Essa síndrome também é conhecida como picacismo e recebeu este nome por causa de um pássaro da família dos corvos. Esta ave devora tudo o que vê pela frente, ou seja, se alimenta de qualquer tipo de material.

A pessoa que desenvolve a síndrome coloca sua saúde em risco pois passa a se alimentar dos mais diversos tipos de substâncias, entre eles podemos destacar, esmalte, sabão, terra, pedra, madeira, giz, cigarro, desinfetante, cola, carvão, folhas de plantas, papel, borra de café, plástico e até mesmo fezes.

Portadora da sndrome de PICA sente desejo por sabo 3 de Julho Notcias

Esta síndrome acomete principalmente crianças e mulheres grávidas, mas pode aparecer em qualquer idade e sexo. Especialistas em saúde afirmam que a doença pode ser causada por distúrbios emocionais e deficiência de minerais, como por exemplo, ferro e zinco.

Pacientes que desenvolvem a síndrome também passam a criar cardápios bastante exóticos, como por exemplo, melancia com manteiga, ovo cru com queijo, entre outros.

Um dos casos mais chocantes da síndrome de pica e que ficou conhecido mundialmente é da uma mulher identificada como Kelly-Marie Pearce, que durante a sua gestação desenvolveu a doença e passou a se alimentar com sanduíches feitos de duas fatias de esponja de lavar louças, recheados de areia que ela mesmo preparava.

Alotriofagia comer estranho Psicologia Para Curiosos

São muitos os casos bizarros em todo o mundo, em um deles, uma gestante passou a se alimentar apenas com bicarbonato de sódio e desenvolveu sérios problemas cardíacos.

A ingestão produtos não alimentícios coloca a vida das pessoas em risco. O tratamento é realizado com auxílio psicológico e com acompanhamento de um nutricionista, isso porque a maioria dos pacientes apresentam subnutrição.

Via: tuasaude.com