Pular para o conteúdo

Sonambulismo infantil: entenda mais sobre esse distúrbio de sono e o que fazer

Descubra quais são os cuidados que você deve ter com as crianças que têm sonambulismo.

Sem dúvidas você já deve ter escutado falar sobre sonambulismo, que é um distúrbio do sono. Neste transtorno, as funções motoras do ser humano despertam-se. A pessoa acaba levantando e realizando atividades mesmo quando ainda está dormindo.

O sonambulismo infantil, assunto deste artigo e também o mais comum, normalmente ocorre entre os três e dez anos de idade. Durante esse período, a criança começa a desenvolver o seu sistema nervoso.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Sono, cerca de 15 a 30% das crianças passam por esse distúrbio. De todos esses dados, cerca de 3 a 4% acabam evoluindo e isso causa episódios bastante repetitivos que podem acabar estendendo-se até a vida adulta.

Normalmente, o sonambulismo infantil começa depois de duas horas que a criança pegou no sono. A pessoa que tem sonambulismo pratica atividades como se não estivesse dormindo, como por exemplo:

  • Sentar-se em uma cama;
  • Abrir as janelas e as portas;
  • Comer;
  • Correr pela residência, entre outros.

O sonambulismo infantil oferece algum perigo?

O transtorno em si não causa nenhum risco para a saúde, no entanto pode ter algumas consequências. Uma criança que tem esse transtorno possui um grande risco de sair de sua residência no meio da noite, ou até mesmo acabar sofrendo um acidente doméstico.

Cuidados e o tratamento

Embora seja uma fase que irá passar, como as crianças ficam caminhando pela residência dormindo, os pais e responsáveis devem fazer algumas coisas em relação a isso. Afinal, não há um tratamento específico, apenas para os casos mais graves.

Os pais devem tomar alguns cuidados citados abaixo, como:

  • Estabelecer um horário para dormir;
  • Não deixar a criança comer e nem beber minutos antes de ir dormir, sempre uma hora antes;
  • Evitar brincadeira agitadas próximas da hora de dormir e diversas outras medidas podem ser tomadas.
  • Ao acordar e encontrar a criança andando pela casa dormindo, não a sacuda e nem tente fazer com que ela acorde. Quando isso ocorrer, apenas acompanhe ela até a cama e aguarde ela dormir.

Via: institutodosono.com