Pular para o conteúdo

Turma da Mônica terá primeiro personagem LGBTQIA+, confirma Maurício de Souza

A história em quadrinhos existe há décadas e reflete mudanças sociais.

Maurício de Sousa é o grande criador da Turma da Mônica e segue envolvido com a história em quadrinhos. Em evento recente, o cartunista confirmou uma informação que já vinha sendo especulada há algum tempo.

O cartunista esta trabalhando na divulgação do livro “Sou um Rio”, que aborda assuntos ligados a crise climática e ambiental. O livro é impulsionado pelas discussões recentes e também pela conferência COP-26.

Em ocasião, Maurício revelou que trabalha junto de sua equipe para a criação do primeiro personagem LGBTQIA+ da Turma da Mônica. A história em quadrinhos existe há décadas e reflete mudanças sociais.

Acompanhado do filho Mauro, Maurício não disfarçou o orgulho e afirmou que o ilustrador é sua principal inspiração. Mauro é abertamente homossexual e trabalha ao lado do pai na empresa.

Para que o projeto seja colocado no ar, Maurício sabe que existem desafios. Em primeiro lugar, os personagens da Turma não costumam ser sexualizados, embora existam tirinhas que falem em namoro. Outro desafio é criar um personagem que represente a comunidade LGBTQIA+ de forma positiva, sem cair em estereótipos ou representações problemáticas.

O desafio é grande e, para isso, tudo esta sendo estudo profundamente. Ciente de que pode receber críticas, o cartunista explica que não esta interessado na “guerra”. “A política da guerra não me atrai”, afirmou.

“Temos de brigar pela educação adequada, correta, com objetivo, com foco e tudo o mais. Eu quero ajudar, colaborar. Dar a força que temos de comunicação. Eu quero das as mãos para a educação formal, para que a gente possa ajudar também nisso”, declarou.

Via: capricho.abril.com.br