Pular para o conteúdo

Uso de fio dental nos dentes reduz risco de complicações da covid-19

Se você não usa o fio dental, é uma boa hora para começar.

Quem diria que algo tão simples quanto uso de fio dental poderia representar uma informação tão importante? Acontece que um estudo acaba de ser publicado na revista científica Journal of Clinical Periodontology e revela exatamente os benefícios do uso do fio dental no combate contra a covid-19.

Mas calma que você já vai entender a relação entre uma coisa e outra. Acontece que a relação entre a covid-19 e o uso de fio dental não é direta, mas importante ainda assim. Se você não usa o fio dental, é uma boa hora para começar.

Acontece que pacientes com doenças gengivais, as chamadas gengivites, tem até 900% maior chance de morrer de covid-19 que outros pacientes. Além disso, tem também até 350% maior de chance de precisarem ser hospitalizadas, isto é, internadas.

As gengivites já são bastante desagradáveis e perigosas, mas se tornam ainda mais ameaçadoras quando evoluem para as chamadas periodontite. Já pacientes com covid-19 que sofrem de periodontite acabam sendo mais suscetíveis a precisar de UTI e intubação.

A relação entre os problemas esta no fato de que a covid-19 já possui um grande potencial de gerar inflamações graves pelo corpo. A periodontite, por sua vez, já é uma grave inflamação e sua localização, na boca, se agrava com a covid.

“A boca é uma janela do corpo. As bactérias na boca chegam à corrente sanguínea, onde podem prejudicar o resto do corpo. Isso explica por que doenças gengivais têm sido associadas a diabetes, doenças cardiovasculares e demência”, explica o especialista Nicola West.

Via: boasnovasmg.com.br