Pular para o conteúdo

Video de homem negro paraplégico sendo arrastado pelos cabelos por policial choca os Estados Unidos

Caso tem gerado revolta em todo o país.

Os Estados Unidos ainda vivem repercussões das manifestações contra o racismo. Nos últimos meses, as manifestações tomaram os EUA e transbordaram para outros países, inclusive o Brasil, em protesto contra as mortes de pessoas negras.

Um dos casos mais emblemáticos foi o de George Floyd, um homem negro que foi abordado pela polícia por supostamente tentar usar uma nota falsa de 20 dólares. Ele foi imobilizado, com o joelho de um policial em seu pescoço, por mais de 5 minutos.

Agora, um novo caso tem gerado revolta no país. Clifford Owensby, de 39 anos, um homem negro e paraplégico denuncia ter sido tratado de forma violenta por policiais em Dayton, Ohio. Com a denuncia, o próprio departamento policial divulgou imagens das câmeras corporais dos policiais envolvidos na abordagem.

Owensby teria sido parado por ter sido visto saindo de uma casa marcada como suspeita pela polícia, por suposto tráfico de drogas. No entanto, após a abordagem inapropriada, o homem nem sequer foi fichado por crime algum relacionado a drogas.

O vídeo mostra Owensby sendo abordado por policiais que exigem que ele saia do carro. O homem então afirma que é paraplégico, que não poderia sair do carro e que, se fosse retirado, poderia se machucar. Ele então pede para falar com algum superior dos policiais (white shirt).

Um dos agentes que participa da ação então ameaça, afirmando que o arrastaria para fora. De fato, o homem acaba sendo arrastado. O vídeo mostra que Owensby chega a ser arrastado pelos cabelos, enquanto grita por socorro e alerta múltiplas vezes que é paraplégico.

O que chama a atenção no caso, e alimenta a revolta no país, é que Owensby não foi flagrado em ato criminoso. Além disso, o homem estava com uma criança de 3 anos no carro, que testemunhou toda a violenta ação da polícia.

Via: g1.globo.com