Pular para o conteúdo

Vídeo de judoca sendo estapeada por técnico antes de luta viraliza; atleta se pronunciou

A cena circulou o mundo e gerou muito desconforto.

Martyna Trajdos provavelmente não fazia ideia que seu “ritual” pré-jogo causaria tanta polêmica. No entanto, a cena capturada pelas câmeras das transmissões de TV acabou gerando desconforto coletivo no público.

Isso porque, antes de entrar no tatame, Martyna foi estapeada pelo próprio técnico, Claudiu Pusa. O treinador agarra a judoca pelo judogi e a sacode com violência, depois da dois tapas em seu rosto, um de cada lado.

A cena gerou imenso desconforto, ao ponto do técnico ser formalmente repreendido pela Federação Internacional de Judô (FIJ). Em nota oficial, a instituição condenou a forma como Martyna foi agredida pelo técnico.

Na nota, a Federação ressalta que o Judô “é um esporte educacional e, como tal, não pode tolerar esse tipo de comportamento”. Além disso, a Federação classificou como “mau comportamento” a atitude do técnico e o alertou para o “aviso oficial”.

Martyna, por sua vez, saiu em defesa de Pusa. Ela alega que o “ritual” de sacudidas e tapas é algo que ela própria desenvolveu e feito com seu total consentimento. “Meu treinador está apenas fazendo o que eu quero para me animar!“, afirmou.

A atleta, de 32 anos, acabou perdendo a luta para Szofi Ozbas, da Hungria. No instagram, Martyna ainda ironizou a polêmica e afirmou que os tapas não tinha sido “duros o suficiente”.

As Olimpíadas de Tóquio tem sido marcada por uma forte onda de movimentos de defesa a igualdade de gêneros e o tratamento igualitários. Não à toa, a cena acabou gerando tanto desconforto.

Via: g1.globo.com