Você tem mãos e pés gelados? Você não vai acreditar quando souber o verdadeiro significado disso

Sentir as mãos e pés gelados pode ser muito comum para algumas pessoas, sendo considerado até normal em dias mais frios. Porém, é preciso se preocupar quando se torna frequente em dias com temperatura amena.

As pessoas podem ficar mais tranquilas, pois mãos e pés gelados não são sinais de covid-19, mesmo que alguns pacientes sintam frio nos pés ou nos dedos. Você deve ir ao médico se isso for muito frequente e se o sintoma começar a se agravar.

As causas mais comuns para deixar os pés e mãos frios são temperaturas baixas, pois o corpo contrai os vasos sanguíneos ocasionando menor circulação sanguínea nas extremidades. Estresse é outro motivo, pois o corpo libera cortisol, adrenalina e noradrenalina no sangue.

O cigarro também pode ser uma das causas, pois auxilia na contração de vasos sanguíneos e aumento da placa de gordura nas artérias. Má circulação é outros agravante dos casos, pois há uma dificuldade na passagem de sangue nas artérias e veias.

A anemia também é uma causadora, uma vez que há a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, os quais transportam oxigênio. A aterosclereose, ou seja, o acúmulo de placa de gorduras nas veias deixa os vasos mais apertados, e assim dificulta a passagem de sangue.

A pressão alta é outro agravante, pois o sangue tem uma maior dificuldade de circulação nos vasos. O hipotireoidismo também, uma vez que a produção baixa ou nula de hormônios da tireoide provoca a redução do metabolismo.

A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração bombar sangue para o organismo, com isso, o sangue não fornece nutrientes para o corpo, dificultando também na circulação sanguínea. Por fim, diabetes, que aumenta os níveis de açúcar, podendo levar ao estreitamento das artérias.

 

Via: tuasaude.com