Pular para o conteúdo

Médico explica o que pode causar a estranha doença conhecida como língua ‘peluda’

Saiba mais sobre a doença conhecida como 'língua peluda'.

Já imaginou ir ao banheiro escovar os dentes pela manhã e ao olhar no espelho se deparar com a língua repleta de pontos escuros? O caso que não é raro foi publicano numa renomada revista americana após uma mulher de 55 anos compartilhar sua experiência com o transtorno conhecido como  “língua negra pilosa”.

Tudo aconteceu quando a paciente que não teve o nome divulgado sofreu um acidente de trânsito e foi conduzida para a emergência do hospital mais próximo onde foi avaliada por um médico que prescreveu para ela um antibiótico chamado monociclina, que a deixou com um gosto ruim na boca, e formou uma crosta negra em sua língua.

O doutor  Yasir Hamad, responsável pelo caso, disse que ela estaria com a doença conhecida popularmente como “língua peluda”, que é pode ser tratada mas também pode gerar traumas em suas vítimas.

Mas o que pode causar essa doença?

O professor da Universidade de Medicina de Washington, Dr.  Hamad, disse que 13% da população é atingida pela ‘Língua peluda’ podendo se manifestar principalmente em homens e pessoas de qualquer faixa etária.

Segundo ele, isso acontece quando o tecido que cobre a língua se desloca ou quando a má higiene bucal com acumulo de bactérias ou tabagismo.

Em 2006 publicao acadmica publicou caso de fumante que viveu com doena por vrios anos Foto The New England Journal of Medicine

Ainda de acordo com o médico essa doença é considerada relativamente benigna, indolor, porém o médico clinico ou dentista deve ser procurado assim que a enfermidade for notada pelo paciente.

Via: g1.globo.com