5 comportamentos que aumentam o risco de uma grávida ter um bebê com lábio leporino

Lábio leporino é uma abertura ou fenda no lábio superior, céu da boca ou ambos. Ocorre quando as estruturas faciais que estão se desenvolvendo em um feto não fecham completamente.

É considerado um dos defeitos congênitos mais comuns. Eles ocorrem mais comumente como defeitos congênitos isolados, mas também estão associados a muitas doenças ou síndromes genéticas herdadas.

Ter um bebê com lábio leporino pode ser preocupante, mas, na maioria dos bebês, uma série de cirurgias pode restaurar a função normal e atingir uma aparência mais normal com cicatrizes mínimas.

Diante disso, você pode estar se perguntando quais são os fatores de risco para que um bebê desenvolva o lábio leporino. Abaixo você pode conferir os 5 principais:

Histórico na família: Os pais com histórico familiar de lábios leporinos têm maior risco de ter um bebê com fenda.

Exposição a certas substâncias durante a gravidez: o lábio leporino pode ser mais prováveis de ocorrer em mulheres grávidas que fumam, bebem álcool ou tomam certos medicamentos.

Ter diabetes: existem algumas evidências de que mulheres com diagnóstico de diabetes antes da gravidez podem ter um risco aumentado de ter um bebê com lábio leporino.

Ser obesa durante a gravidez: Há algumas evidências de que bebês nascidos de mulheres obesas podem ter risco aumentado de apresentar a condição.

Não tomar o suplemento de ácido fólico durante a gestação: não seguir as orientações recomendadas pelos médicos pode ser um grande fator de risco.

Via: odontolinea.com.br