Nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, a câmara concluiu a votação do projeto que visa a criação de um auxílio gás para as famílias mais necessitadas. Portanto, apenas falta a sanção do atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para que o auxílio seja criado. Bolsonaro deverá analisar o projeto.
Como é de conhecimento de muitos, o preço do gás aumentou absurdamente neste ano de 2021. E diversos canais de comunicação noticiaram que famílias enfrentam dificuldades para conseguir arcar com o custo e poder esquentar a própria comida. Houve até mesmo caso de pessoas que morreram por terem utilizado álcool em gel para acender o fogão, por não terem dinheiro para o gás.
Anteriormente, o texto já havia sido aprovado pela Câmara. Mas, ao passar pelo senado, ocorreram alterações nos textos originais. E por este motivo, o projeto precisou novamente da aprovação dos deputados.
Como vai funcionar o projeto?
As famílias deverão receber a cada dois meses o valor correspondente a 50% do preço do botijão de gás. O programa terá duração de 5 anos e vai se chamar ‘Gás dos Brasileiros’.
A expectativa é que 2 milhões de famílias sejam atendidas pelo programa.
Para participar do programa, será necessário ter se cadastrado no CadÚnico. O pagamento será feito preferencialmente para a mulher que é chefe da família.
O governo deverá utilizar a estrutura do Bolsa Família para conseguir atender com mais facilidade as pessoas que necessitam do vale gás.
Via: g1.globo.com