Já imaginou ir ao banheiro escovar os dentes pela manhã e ao olhar no espelho se deparar com a língua repleta de pontos escuros? O caso que não é raro foi publicano numa renomada revista americana após uma mulher de 55 anos compartilhar sua experiência com o transtorno conhecido como “língua negra pilosa”.
Tudo aconteceu quando a paciente que não teve o nome divulgado sofreu um acidente de trânsito e foi conduzida para a emergência do hospital mais próximo onde foi avaliada por um médico que prescreveu para ela um antibiótico chamado monociclina, que a deixou com um gosto ruim na boca, e formou uma crosta negra em sua língua.
O doutor Yasir Hamad, responsável pelo caso, disse que ela estaria com a doença conhecida popularmente como “língua peluda”, que é pode ser tratada mas também pode gerar traumas em suas vítimas.
Mas o que pode causar essa doença?
O professor da Universidade de Medicina de Washington, Dr. Hamad, disse que 13% da população é atingida pela ‘Língua peluda’ podendo se manifestar principalmente em homens e pessoas de qualquer faixa etária.
Segundo ele, isso acontece quando o tecido que cobre a língua se desloca ou quando a má higiene bucal com acumulo de bactérias ou tabagismo.
Ainda de acordo com o médico essa doença é considerada relativamente benigna, indolor, porém o médico clinico ou dentista deve ser procurado assim que a enfermidade for notada pelo paciente.
Via: g1.globo.com