Um homem de 33 anos, em surto psicótico, foi contido em uma das ruas do Gama, localizada no Distrito Federal e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Segundo as primeiras informações, o caso aconteceu no último dia 11 de junho, o homem identificado como Antônio Marcos passou mal diante de um estabelecimento comercial e algumas testemunhas gravaram o momento em que os bombeiros o imobilizam, o amarram e o colocam na ambulância.
Segundo a família de Antônio Marcos mesmo quando ele chegou na UPA, continuou amarrado na maca e já na madrugada de domingo (12), os familiares foram informados que o paciente havia morrido.
De acordo com as informações repassadas pela unidade de saúde, Antônio Carlos sofreu uma parada cardiorrespiratória, os médicos que estavam de plantão na UPA tentaram reanimá-lo por cerca de uma hora, contudo não lograram êxito.
Ainda segundo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges-DF), responsável pela UPA do Gama, Antônio Carlos tinha um histórico de surto por uso de drogas, o que é veementemente negado pela família do paciente.
Para assistir o vídeo CLIQUE AQUI!
O Iges-DF, chegou a emitir uma nota afirmando que a conduta usada para conter pacientes em surto quando estão agressivos é necessária.
“Tal conduta, apesar de chocante, por vezes é necessária até o efeito desejado de medicações que controlem a agressividade (contenção química)”, diz o Iges-DF.
O Conselho Regional de Enfermagem do DF, o caso será analisado com cautela.
Via: g1.globo.com