A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou nesta quinta-feira (10), que será concedida autorização para as vacinas contra Covid-19, porém, apenas para uso emergencial. Essa decisão será em caráter experimental e foi confirmada hoje.
Desta forma ficará mais fácil para os laboratórios farmacêuticos que estão desenvolvendo o imunizante contra o novo coronavírus, obterem autorização para fornecerem seus medicamentos ao Brasil.
Alessandra Bastos Soares, diretora da Agência, revelou que até o presente momento não recebeu nenhuma solicitação para uso emergencial de vacina contra a Covid-19 e nem pedidos para registros de imunizações.
A diretora deixou claro que toda autorização somente será fornecida diante de um pleito e para a vacina ser usada destinada ao uso emergencial deverá seguir as normas estabelecidas.
O governador de São Paulo anunciou no início desta semana que dará início à vacinação no estado em janeiro, mas o laboratório SinoVac até o momento não fez nenhuma solicitação de uso emergencial da CoronaVac à Anvisa.
O Ministério da Saúde tem mantido contato com a Pfizer para tentar fechar um acordo e adquirir as vacinas que a empresa tem produzido em parceria com a BioNTech. Vale lembrar que esse imunizante já foi autorizado no Reino Unido e também no Canadá.
O Brasil teria intenção de comprar 70 milhões de doses desta vacina, só que até agora a Pfizer não entrou com nenhum pedido de autorização junto à Anvisa. É necessário aguardar as próximas decisões.
Via: br.noticias.yahoo.com